Formação em Psicanálise

Acessar página do curso.

Preocupados com a qualidade de formações em psicanálise que estão surgindo no mercado, e consequentemente, com a qualidade do que é ofertado às pessoas que buscam análise, estamos organizando um curso de Formação em Psicanálise diferenciado, com entrevista inicial, avaliações escritas e orais, também baseada no tripé psicanalítico, e com a possibilidade de continuidade na formação em estudos específicos avançados.


Admissão

Interessados em ingressar no curso de formação em psicanálise devem agendar a entrevista de admissão.


Após a entrevista, o candidato receberá o resultado de sua avaliação por e-mail e poderá seguir para o tripé, que poderá ser realizado em partes: cursar a parte teórica e, quando houver condições ou necessidade, fazer a supervisão e análise para concluir a formação (por prazo não superior à 12 meses após a conclusão da etapa teórica).

Teoria

Supervisão

Análise

Teoria

Esta etapa é dividida em 12 módulos, com duração de 1 mês cada. A cada módulo você precisará estudar o material disponibilizado e, ao final do mês, entregar um resumo, realizar a prova escrita e a prova oral (via videoconferência). O material inclui a obra completa de Freud, publicações e indicações de vídeos. Se você já possui o conhecimento prévio e gostaria de se certificar conosco, pode solicitar para que seja realizada diretamente as avaliações. Você pode efetuar o pagamento somente da etapa teórica, e realizar as etapas seguintes num outro momento. Todavia, o certificado de conclusão e os demais benefícios só serão fornecidos após a conclusão do tripé psicanalítico, de acordo com as normas do Centro Psicanalítico PsicoAnálise.

Supervisão

Esta é uma etapa muito importante, pois é onde serão trabalhados casos concretos da clínica psicanalítica, dando um norte ao futuro psicanalista que deseja atender em consultório. A carga horária mínima é de 8 horas, sendo 3 horas de casos trazidos pelos professores, e 5 horas de casos trazidos pelo aluno, possibilitando assim que este traga casos que mais se adequem a sua área de interesse futuro. Se o aluno precisar de mais horas de supervisão, poderá solicitar com um investimento adicional por hora. Mesmo após a conclusão da formação o serviço de supervisão estará disponível.

Análise

Consideramos esta a segunda etapa eliminatória do curso, após a entrevista de admissão. É imprescindível que o futuro psicanalista tenha minimamente condições psíquicas de atender outras pessoas. E não apenas isto, mas o que chamamos de perfil para tal fim, afinal, pessoas irão buscar ajuda com este profissional, e apesar do psicanalista, via de regra, não atender casos graves que requerem urgência (tarefa do psicólogo ou psiquiatra), um profissional ruim pode agravar o quadro. É preciso muita responsabilidade. Por isso, são realizadas 3 sessões de análise antes da supervisão, e 3 sessões depois, para avaliar se o futuro psicanalista está apto a concluir sua formação. Caso seja julgado que não esteja apto, o aluno será informado do porquê, o que precisa trabalhar, e poderá passar por nova avaliação em, no mínimo, 2 meses.


Enfim, formado!

Após a conclusão do curso de Formação em Psicanálise, os formados irão receber:

Certificado de conclusão da formação;
– Carteira e número de registro de psicanalista membro do Centro Psicanalítico PsicoAnálise (já é psicanalista e quer ser membro? Ou quer a certificação? Clique aqui), com isenção de pagamento de anuidade no primeiro ano (a partir da segunda anuidade, R$ 120);
Isenção nos eventos promovidos pelo Centro enquanto membros;
Isenção para publicar artigos na Revista PsicoAnálise e demais publicações da Editora enquanto membros;
– Prioridade para ter textos avaliados para publicação enquanto membros;
– Encaminhamento de pacientes excedentes da agenda do Centro enquanto membros.


Entrevista de admissão

Esperamos formar profissionais de qualidade no mercado. Se você tem interesse neste curso, deixe seu contato abaixo.


    Dúvidas frequentes

    1. Por que é realizada uma entrevista de admissão?
      O objetivo do nosso curso é formar psicanalistas capacitados para uma escuta qualificada dentro do que é a psicanálise. Todavia esta é uma área onde o profissional não faz uso somente da teoria, mas também de sua experiência, cultura, conhecimento de outras áreas, para fazer uma análise mais qualificada. Alguns requisitos não são adquiridos apenas com teoria, mas sim, vem da personalidade da pessoa, de sua construção social, do que lhe foi dado desde a sua infância. Nossa prioridade não é arrecadar mensalidades, mas sim, formar bons profissionais.
    2. Posso acabar não sendo admitido para o curso?
      Sim. O resultado é enviado em até 7 dias e, não sendo admitido, o candidato é informado se é uma recusa absoluta ou relativa. Sendo absoluta, o candidato não pode se candidatar novamente. Sendo relativa, o candidato pode se candidatar novamente após 6 meses.
    3. Este curso é uma pós-graduação? É reconhecido pelo MEC?
      Cursos de formação em psicanálise, seguindo o tripé psicanalítico, são cursos livres, não há necessidade, tampouco possibilidade, de credenciamento junto ao MEC deste tipo de curso. É amparado pelos seguintes dispositivos legais: Lei 9394/96 e Dec. 5154/2004.
    4. Qual é o tempo de duração do curso?
      São 18 meses de curso, podendo concluir antes. São 12 módulos teóricos onde você tem até 1 mês para concluir. Todavia, assim que estudar todo o material disponibilizado, pode realizar o agendamento das avaliações. Isso significa que você pode concluir o módulo em menos tempo e seguir para o próximo. O agendamento das avaliações não pode ocorrer antes de 15 dias de estudo. Quanto a supervisão e análise, depende de agendamento e disponibilidade dos profissionais, mas também pode ser realizado em poucos meses.
    5. Afinal, a profissão de psicanalista é reconhecida?
      Há décadas existe uma discussão no Brasil quanto a quem está autorizado à exercer a psicanálise. É uma discussão iniciada, via de regra, por interesses políticos e institucionais. Desde a década de 80, muitos projetos de lei foram propostos para restringir o acesso ao exercício à classes como, apenas médicos, apenas psicólogos, apenas médicos e psicólogos, com graduação em filosofia, etc. Todavia, é uma demanda sem mérito e nunca vingou. Muito se menciona uma decisão judicial sobre uma sociedade psicanalítica específica aqui no Brasil, como se a decisão abrangesse toda classe de psicanalistas, mas abrange somente a sociedade em questão e os psicanalistas ali formados. Pela definição jurídica da palavra, psicanalista não é uma profissão, mas sim, uma ocupação, sob CBO 2515.50/2002, segundo Ministério do Trabalho, Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso 257/57), LC 147/14 (art. 5-I, IV) e Lei/SP 12.933/08.
    6. Preciso ter curso superior para ser psicanalista?
      Não. Porém, é recomendável, pois além da experiência acadêmica, que lhe auxiliará na leitura dos materiais, também há a bagagem de conhecimento em outras áreas, o que lhe auxiliará no dia-a-dia da clínica. Além de ser um diferencial no momento de divulgar seu trabalho e conquistar seus primeiros pacientes. Mas não é requisito obrigatório e você pode se autorizar psicanalista sem uma graduação.
    7. Preciso de um certificado de psicanalista para ser psicanalista?
      Ao concluir nosso curso de formação, você ganha um certificado de conclusão com carga horária de 1444 horas. Todavia, não requer um certificado para que você se autorize psicanalista. Você precisa ter seguido o tripé psicanalítico e, se sentir apto para se autorizar. Todavia, é um diferencial no momento de divulgar seu trabalho e conquistar seus pacientes.
    8. Preciso estar filiado à uma instituição para exercer a psicanálise?
      Ao concluir nosso curso de formação, você ganhar 1 ano de filiação no Centro Psicanalítico PsicoAnálise, com emissão de carteira de membro, certificação, isenção em eventos e publicações, e encaminhamento de pacientes excedentes para você. Todavia, você não precisa estar filiado a uma instituição para exercer a psicanálise. Mas é claro, ter uma instituição que endosse sua atividade é um diferencial no momento de divulgar seu trabalho e conquistar seus pacientes.
    9. Posso trancar ou cancelar o curso?
      Sim. Você pode trancar seu curso por um período não superior à 6 meses, sendo necessário passar por novas avaliações ao retomar. E você pode cancelar o curso. Como o pagamento é mensal, você terá pago somente pelo que utilizou, e não há taxas ou multas para o cancelamento.
    10. Como é estruturado a parte teórica do curso?
      Nesta etapa você passará por 12 módulos, tendo até 1 mês por módulo para conclusão. Em cada módulo você irá dispor de indicação de leituras obrigatórias (todas disponibilizadas em nossa biblioteca sem custo adicional, incluindo a obra completa de Freud – sob domínio público), e recomendação de vídeos e leituras opcionais. Ao longo do curso serão realizados seminários online. Ao concluir o estudo do módulo você deve agendar suas avaliações, que incluem a redação de um resumo com no mínimo mil palavras, uma prova escrita e uma prova oral. Somente ao concluir um módulo é que será disponibilizado o módulo seguinte para você. Uma vez aberto o módulo, você tem 30 dias para concluí-lo, podendo solicitar o adiamento justificado das avaliações por, no máximo, mais 30 dias. Caso necessite de mais tempo, deve solicitar o trancamento do curso, por no máximo 180 dias, onde terá de realizar novas avaliações ao retornar.
    11. E a etapa de supervisão e análise?
      Como já abordamos acima, esta etapa é imprescindível para sua formação e, sem ela, não há certificação. A etapa de análise, inclusive, é eliminatória. Caso não esteja apto, o aluno pode solicitar nova avaliação após 2 meses. A análise é feita de forma individual. Tanto a análise quanto a supervisão serão agendadas, por isso é preciso que você se organize para cumprir os prazos. São necessárias 3 sessões de análise antes de iniciar as 8 horas de supervisão, e mais 3 sessões depois. Você tem até 6 meses para cumprir este prazo.
    12. Há muita leitura ao longo do curso?
      Ao longo de sua vida enquanto psicanalista haverá muita leitura, e se não houver, é preciso rever sua intenção de se tornar um. A psicanálise se desenvolveu e se transformou ao longo dos últimos 100 anos, há inúmeras possibilidades de atuação, inúmeras perspectivas e estudos sobre abordagens e teoria. E qualquer avanço na psicanálise se faz, antes de tudo, através de publicações. Inclusive, o principal material que usaremos para estudo é a obra de Freud, e publicações acadêmicas. Indicamos sim inúmeros vídeos para que o aluno possa assistir e assimilar melhor o conteúdo, todavia, é imprescindível que leia, pelo menos, o material obrigatório. Os vídeos não substituem o material. Um bom profissional se fará através de estudo e pesquisa, especialmente após a conclusão do curso.
    13. A supervisão e análise são pagas separadamente?
      Não. Está tudo incluso no valor da mensalidade.
    14. Como faço minha matrícula?
      Primeiro você precisa agendar sua entrevista de admissão. Uma vez admitido, entraremos em contato para realizar sua matrícula e liberação da plataforma de estudo.
    15. Este curso me habilitará a atender como psicanalista?
      Sim. O curso te dará condições para, ao final, se autorizar psicanalista. Na psicanálise usamos o termo “autorização”. Por mais que você tenha toda teoria, tenha realizado todo o tripé, é você quem precisa se “autorizar” psicanalista, precisa estar seguro para atuar. Por isso é ofertado sessões de supervisão e análise, mesmo após a conclusão do curso (com valor a parte).
    16. Existe um Conselho Federal de Psicanálise?
      Não. Não existe nenhum conselho de classe.
    17. O que não se pode fazer enquanto psicanalista?
      Exercer atividades restritas à profissões regulamentadas, como médico ou psicólogo. Ao longo do curso abordaremos estes limites.

    Tem mais alguma dúvida? Entre em contato conosco:

      Seguir no WhatsApp
      Vamos conversar? Agende uma consulta!
      Olá! Vamos conversar? Todos precisamos de terapia, precisamos falar sobre nossas questões. Não guarde para si. Agende uma consulta!