Anais do I Congresso Brasileiro de Psicanálise

Anais do I Congresso Brasileiro de Psicanálise

28/12/2021 Revista Psicanálise Todo Dia 0

DOI: 10.5281/zenodo.5807521

O I Congresso Brasileiro de Psicanálise foi realizado de forma remota, assíncrona, através da plataforma Youtube, no canal oficial do Centro Psicanalítico PsicoAnálise, e promovido através do site www.psicoanalise.com/congresso. O evento foi uma iniciativa da empresa em prol dos profissionais das mais diversas áreas e graduações que atuam de alguma forma com a psicanálise. O congresso foi realizado nos dias 11 e 12 de dezembro de 2021, das 12h às 18h, e 17 de outubro de 2021, com carga horária total de 12h.

Este evento visou dar luz a possibilidade do uso da tecnologia para oportunizar a presença, num grande evento, por pessoas (sejam graduandos, graduados, pós graduados, mestres, doutores, professores ou estudiosos) que de outra forma, não teriam condições de participar arcando com os custos envolvidos (viagem, hospedagem, etc). O foco principal foi dar espaço para alunos protagonizarem um evento desta magnitude, engrandecendo assim seus currículos, seja com publicações, seja com participação enquanto ouvintes, seja enquanto palestrantes, e até mesmo, avaliadores de resumos, sempre dentro das capacidades de cada indivíduo, que foi filtrada no momento das respectivas inscrições, com a solicitação de currículo Lattes e uma breve apresentação sobre suas aptidões e preferências.

Justamente para não querer negar acesso a ninguém, não delimitamos um tema. Deixamos livre para palestrantes e autores falarem sobre o que dominam, sobre o que amam fazer, sobre suas paixões, e estas não surgem das restrições, e sim da liberdade de ser, pensar, fazer.

Foram submetidos 52 resumos simples, pelo rigoroso processo de avaliação por pares, inscritos para isto na página do evento. Os parâmetros de avaliação foram:

1) Concisão e fidedignidade textual;
2) Impacto, atualidade e originalidade;
3) Dados preliminares por fontes confiáveis;
4) Acessibilidade e clareza;
5) Delineamento adequado da pesquisa;
6) Ética em pesquisa;
7) Definição clara dos objetivos, resultados e variáveis do estudo;
8) Narrativa com fluidez e linguagem adequada;
9) Didática e coerência de raciocínio e percurso;
10) Aplicação, informação e/ou conhecimento no âmbito científico.

Foram selecionados 28 resumos simples, que compõem estes anais, 1053 inscritos como ouvintes, e 33 propostas de palestras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Seguir no WhatsApp
Vamos conversar? Agende uma consulta!
Olá! Vamos conversar? Todos precisamos de terapia, precisamos falar sobre nossas questões. Não guarde para si. Agende uma consulta!